Diagnóstico não é destino
- Clara Gomes
- 2 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Muitas vezes quando recebemos o diagnóstico de uma patologia tendemos a ficar preocupados com o futuro. Principalmente quando esse diagnóstico é relacionado a psicopatologias essa preocupação pode aumentar por conta do preconceito que ainda existe sobre os mesmos.
Porém estou aqui para te despreocupar com essas questões. Muitas vezes o diagnóstico pode não ser para toda a vida e sim algo pontual pelo momento que você está passando. Mas se for um diagnóstico crônico isso não é uma sentença. Somos mais resilientes do que pensamos e nos adaptamos a diferentes situações.
No caso de diagnósticos crônicos o primeiro passo é saber como afeta sua vida, quais os gatilhos e como lidar com os sintomas. Tendo as ferramentas certas você poderá levar uma vida boa e sem medo do que virá pela frente. Você irá aprender a conviver com os sintomas de forma a afetar o mínimo possível da sua vida. A vida após o diagnóstico não precisa girar em torno dele, isso também não te impede de ser feliz e levar uma vida leve.

Caso você tenha algum diagnóstico crônico e não se sinta inseguro com o futuro com as ferramentas certas você pode se adaptar e apender a lidar com os sintomas. Mudanças no estilo de vida, nas convivências, aprender a respeitar seus limites são algumas das decisões que poderão te auxiliar nesse momento.
Se você está preocupado(a) quanto a isso procure ajuda profissional entenda sua forma de funcionar e o que dá certo para você. O autoconhecimento é um passo muito importante na melhora dos sintomas e na perspectiva de futuro. Para você conhecer essas ferramentas, entender a melhor maneira de lidar com os sintomas a psicoterapia será essencial. Por meio dela você poderá ver a vida com outros olhos com mais esperança e leveza.




Comentários